Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Sunday, February 11, 2007

Quem é OSHO...

Actualmente, o título é mais comumente relacionado com o controvertido filósofo indiano originalmente conhecido como Bhagwan Shree Rajneesh. Mesmo não sendo budista ou um mestre pertencente à tradição Zen, a partir de certo momento, ele passa a ser chamado de Osho por seus discipulos e começa, então, a ser reconhecido mundialmente com esse nome. Isso se dá no final dos anos 80, no momento em que ele abandona definitivamente todos os seus nomes e os títulos pelos quais era conhecido anteriormente.
Em um de seus discursos sobre o Zen, registrado no capítulo 2 do livro "Zen: The Diamond Thunderbolt", ele diz o seguinte sobre esse nome: "'Osho' é uma palavra muito respeitosa. É um modo de chamar alguém de quase divino. Ela é, em essência, tão respeitosa, que somente um discípulo chama um mestre de "Osho"."
De fato, Osho nunca foi budista, nem teve qualquer outra religião, mas, de acordo com seus discípulos e admiradores de sua obra - até mesmo mestres contemporâneos do Zen, no Japão - pode-se compreender muito do budismo e do espírito do Zen lendo seus livros sobre os mais diferentes mestres dessa tradição. Ao comentar os velhos textos do budismo, Osho não se refere ao budismo formal, institucional, mas ao significado profundo dos ensinamentos de Gautama, O Buda. O mesmo acontece quando ele fala de Jesus e de todos os outros mestres sobre os quais se criou uma tradição. Osho nunca deu apoio a nenhuma religião estabelecida.
Apesar das tentativas dos governos do “mundo livre” para isolar Osho, num virtual exílio interno, seus discípulos e admiradores de todo mundo chegam aos milhares a Puna.
Em 19 de janeiro de 1990, Osho morre. Num dos seus últimos discursos, resumindo o que espera que aconteça após sua morte ele diz: "Permanecerei uma fonte de inspiração para o meu povo, e é isso que a maioria dos meus saniássins sentirá. Quero que eles desenvolvam por si mesmos qualidades como o amor, à volta do qual nenhuma igreja pode ser criada; como consciência, que não é o monopólio de ninguém; como celebração, deleite; e que se mantenham rejuvenescidos, com os olhos de uma criança... Quero que as pessoas se conheçam a si mesmas, que não sigam as expectativas dos outros. E a única maneira é voltando-se para dentro.”
Actualmente, as meditações criadas por Osho continuam a ser oferecidas no Osho Resort em Puna, na Índia e nos vários centros de meditação espalhados em diferentes partes do mundo.
Os seus discursos estão disponíveis em livros, vídeos, DVDs, cassetes, e no site oficial em http://www.osho.com/.

2 Comments:

  • At 12:42 PM, Anonymous Anonymous said…

    OTHON DE SAMOS E RAJNEESS: é incrível como o mundo é pequeno. Morou aqui em Lins, SP, um Padre grego da Igreja Ortodoxa que conheceu o Prof Rajneesh (Othon Dímos Pallamoyrdas, apelidaddo: Othon de Samos).
    Não se trata de um encontro fugaz, numa das muitas palestras que o Prof. Rajneesh costumava fazer em vários locais da India. Eles se encontraram várias vezes e trocavam correspondência.
    Fui muito amigo de Othon de Samos e a igreja fica bem perto de minha casa. Baseado no que ele me passou, existem três pessoas distintas em Osho: A-Prof. Universitário; B-Palestrante desafiador dos costumes locais; e seu "ocaso" "C"-após ter sido preso nos EUA.
    Enfim... o espaço é curto, mas Othon de Samos considerava Rajneesh a mente mais brilhante do planeta. Sei que muitos tem esta opinião sobre Osho, mas partindo ela do Padre Othon a coisa muda de figura.
    Carlos Lins

     
  • At 9:49 PM, Blogger muriloha said…

    Belas informações.

     

Post a Comment

<< Home