Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Tuesday, February 14, 2006

Dia de São Valentim...


História de São Valentim

Conta a lenda que Valentim era um padre que, no século III d.C., casava, em segredo, os jovens pares de namorados. O Imperador Cláudio II, reconhecendo que os melhores soldados eram solteiros, tinha proibido os mancebos de contraírem matrimónio. Valentim, ao ousar celebrar casamentos, foi descoberto, preso e condenado à morte por decapitação.

Tradições de São Valentim

A história mais romântica relacionada com este santo explica a origem dos cartões trocados entre namorados. Segundo a lenda, foi o próprio Valentim o primeiro a escrever uma mensagem de amor. O bilhete foi enviado à filha do seu carcereiro, por quem se tinha apaixonado. A carta vinha assinada “do teu Valentim”, uma expressão que perdurou através dos séculos.

São Valentim tornou-se um dos mais populares santos em Inglaterra e em França durante a Idade Média.

Um dos mais antigos cartões de São Valentim conhecidos foi enviado em 1415 pelo Duque de Orleães, prisioneiro na Torre de Londres, à sua esposa. A carta está guardada no Museu Britânico.

Em Inglaterra, as crianças vestiam-se como adultos e iam cantando, de casa em casa. Um dos versos fazia referência a São Valentim e a uma fechadura.

No país de Gales, eram gravadas colheres em madeira para oferecer no dia dos namorados. Corações, chaves e buracos de fechaduras eram as decorações preferidas nas colheres. A decoração significava: “Tu abres o meu coração!”.

Na Idade Média, os jovens retiravam nomes de uma taça para saber quem seria o seu “valentim”. Usavam os nomes na manga por uma semana. Actualmente, colocar um coração na manga indica aos outros os nossos sentimentos.

Outros patronos do amor


Dia 14 de Fevereiro é o dia oficial dos namorados.
Mas não é preciso data marcada para demonstrar o seu amor por alguém.

As setas de Cupido, que significam desejo, são capazes de atingir tanto os deuses como os humanos em qualquer altura.

Cupido (a adaptação romana do grego Eros) é filho de Vénus, deusa do amor (adaptada de Afrodite, deusa grega do amor e da beleza).

Os termos “afrodisíaco” e “erótico” têm origem nestas míticas personagens.

A ligação entre a atracção física e o amor como sentimento foi também explicada pelos antigos, através da sua mitologia. Vénus, deusa do amor e da beleza, teve um filho de Marte, deus da guerra. Esse filho, Cupido, apaixonou-se por Psique, uma bela humana, e dessa ligação nasceu a sua filha, Volúpia.

Mas em todas as culturas surge uma divindade cuja missão é proteger os apaixonados.
Assim sucede com Blodeuwedd, a deusa celta das flores que auxilia nas curas e no amor.

No Brasil, é Iemanjá a eleita. Uma divindade afro-brasileira que, à semelhança de Vénus e Afrodite, tem origem no mar, surge numa concha e tem um filho, Orugã, Orixá do amor.

Alimentos afrodisíacos

Muitos alimentos são conhecidos pelas suas propriedades “afrodisíacas”. O termo deriva de Afrodite, deusa do amor, e faz referência a tudo aquilo capaz de estimular as capacidades sexuais dos seres humanos.

De uma maneira geral, podem-se considerar afrodisíacos os produtos alimentares mais ricos do ponto de vista nutritivo. Isto porque um bom estado de saúde é facilitador da circulação sanguínea, essencial para a actividade sexual em si. No entanto, ao longo dos séculos, a espécie humana tem vindo a seleccionar alguns alimentos como possuidores de virtudes específicas.

Os gregos aconselhavam o mel, os ovos, as cebola e as cenouras, as trufas, os crustáceos e os peixes em geral, com destaque para o esturjão.
Os romanos juntaram à lista os órgãos genitais de certos animais, como o burro, o lobo e o veado, as ostras e a rúcola.

Outros vegetais, como as favas e o cacau, bem como determinados frutos, como a banana e as uvas, são propícios ao desenvolvimento da sensualidade. Mas são as ostras que ocupam um lugar de destaque na lista de alimentos afrodisíacos.

No “Top +” dos alimentos afrodisíacos, além dos já citados crustáceos, rúcola, banana, ovos e ostras, também entram a , o queijo parmesão, as favas, a alface, o pepino e o pimento.
O álcool, pelo seu efeito desinibidor, e o café, pelo estímulo físico e mental que produz, podem ser favoráveis a um ambiente digno de qualquer romance.
Sempre, bem entendido, em doses moderadas, para não provocar o efeito contrário.


1 Comments:

  • At 5:43 PM, Blogger SIPO said…

    Acho que na lista dos alimentos falta o amendoim, tem há quem diga que tem um efeito digamos... perverso.
    Não acredito muito nisto dos alimentos afrodisíacos, acho que tem muito a ver com o nosso estado de espírito e, mais importante, com a companhia. Podem apresentar-te um 'fondu' soberbo de morangos e abacaxi, mas se a companhia não for a ideal aposto que o 'manjar' vai por água a baixo :)

     

Post a Comment

<< Home