Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Wednesday, April 09, 2008

Take care... ;)

Cientistas provam que «o Amor é Cego»

Cientistas britânicos conseguiram provar que o Amor é realmente cego. Os sentimentos amorosos podem levar à supressão da actividade nas áreas do cérebro que controlam o pensamento crítico, revelou um estudo publicado na última edição da revista NeuroImage.
A investigação dos especialistas da University College London (UCL) demonstra que quando ficamos próximos de uma pessoa, o cérebro decide que a necessidade de avaliar o seus carácter e personalidade é menor. Os sentimentos suprimem a actividade neurológica relacionada com a avaliação social crítica dos outros e as emoções negativas.
O fenómeno acontece não só no amor romântico, mas também no amor maternal. A equipa da UCL analisou a actividade cerebral 20 jovens mães quando viam fotos dos seus filhos, de crianças que conheciam e de amigos adultos.
Os padrões de actividade cerebral registados foram muito semelhantes aos já identificados num estudo relativo aos efeitos do amor romântico. Em ambas as investigações as áreas relacionados com o sistema de recompensa do cérebro tinham mais actividade. Quando estas áreas são estimuladas, produz-se um sentimento de euforia, indicam os cientistas.
O que surpreendeu os investigadores em ambos os estudos, foi a revelação de que há uma redução dos níveis de actividade nos sistemas necessários para fazer julgamentos negativos. Um fenómeno muito importante, indicam os especialistas, já tanto o amor romântico como o amor maternal são vitais para a perpetuação da espécie humana.

in: Diário Digital

1 Comments:

  • At 5:52 PM, Blogger Um lugar ao Sul said…

    Se o amor é cego o jeito é apalpar! ;p

    Mas é preciso ser cientista para descobrir uma coisa dessas? Eu sozinho (ou melhor, acompanhado) já tinha descoberto tal coisa à muito tempo... :D

     

Post a Comment

<< Home