Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Monday, May 29, 2006

Pois e quem é que lhes faz ver isto?


O SWÁSTHYA YÔGA E O STRESS NAS EMPRESAS

O recurso mais importante de uma empresa é o factor humano. Sem as pessoas não existem empresas. É delas que tudo o resto deriva e é por intermédio dessas mesmas pessoas que se poderão atingir excelentes resultados, se existirem condições que permitam desenvolver a motivação, a inovação e a criatividade para se ganharem os novos desafios de uma sociedade competitiva em constante e rápida transformação.

Acontece que muitos empresários fazem confusão entre produtividade e aumento de produção. Pensam que produzir mais com mais horas de trabalho, seja sinónimo de aumento de produtividade, mas isso significa simplesmente um aumento de produção. Contudo, aumentar a produtividade, é produzir mais com as mesmas horas de trabalho.

Por isso, são muitas as empresas que produzem com níveis elevados de pressão, os quais vão gerar situações de stress excessivo entre o seu pessoal, o que irá ter reflexos no ambiente de trabalho, na qualidade do relacionamento entre todos e na produtividade da empresa.

Sabe-se que é saudável ter um certo nível de tensão, pois permite ter a energia e a motivação suficiente para realizar e aumentar a nossa produtividade. Porém, precisamos de aprender a controlar o nosso stress, de modo a podermos mantê-lo num nível saudável, porque quando o stress é excessivo a nossa produtividade é bastante reduzida.

Convém não esquecer que o stress é apresentado como a maior causa de acidentes e de abstenção ao trabalho e, também, de uma série de somatizações físicas e psíquicas.

Porém, talvez por falta de informação, a maioria dos empresários e gestores, não reconhece isto, nem tem em consideração os problemas que o stress cria a eles próprios e às suas empresas, ao nível das relações humanas entre os funcionários, e entre estes e os clientes, na produtividade da empresa e na qualidade dos serviços e produtos fornecidos por esta.

O stress é a resposta inespecífica do corpo a qualquer exigência que lhe seja feita. É a necessidade que o corpo tem de se adaptar e de voltar a estabelecer a normalidade existente antes da alteração ou problema.

Acontece que o stress em si não é mau. Sem ele o ser humano ficaria vulnerável e não conseguiria lutar, trabalhar ou criar com a necessária agressividade. O excesso ou a falta de gestão do stress é que se torna prejudicial, mas é possível aprender a reconhecer os seus sintomas e até a utilizá-lo positivamente no nosso benefício.

(...)

APRENDA ALGUNS EXERCÍCIOS PARA SE DESCONTRAIR NO TRABALHO

Prepare-se eficazmente para enfrentar o stress diário e desempenhar com maior eficácia e competitividade as suas actividades profissionais e pessoais, aplicando no seu dia-a-dia alguns exercícios de Swásthya Yôga para se libertar do excesso de tensão e administrar o seu stress.

Sentado com um dos ombros elevado
Sentado com as costas direitas, inspire e eleve o seu ombro esquerdo. Concentre-se nos músculos que estiverem em maior solicitação e na sua respiração nasal, profunda, silenciosa e abdominal (Ao inspirar dilate o abdómen e ao expirar puxe-o para dentro). Mantenha durante alguns segundos o seu ombro elevado e depois expire baixando-o. Faça o mesmo para o lado contrário. Com este exercício pretende-se aliviar ou eliminar a tensão acumulada nessa zona do corpo.

Sentado com a cabeça para trás e as mãos entrelaçadas atrás das costas
Agora entrelace os dedos das mãos atrás das costas e ao expirar pelo nariz tombe a cabeça para trás e estique bem os braços atrás das costas. Deste modo, vamos aliviar a tensão nas costas e nos ombros. Permaneça um pouco, enquanto estiver confortável e fazendo respirações abdominais, profundas, conscientes e silenciosas.

Sentado com uma das pernas elevada e flectida
Com as costas direitas inspire e eleve a perna direita dobrada. Segure o joelho com as duas mãos e puxe-o para perto do tronco. Mantenha a posição enquanto estiver confortável. depois desfaça e faça para o outro lado do mesmo modo.

ver +:
http://expressoemprego.clix.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=4222

2 Comments:

  • At 5:00 PM, Blogger SIPO said…

    Em dias como o de hoje nem o Yoga para ajudar a aguentar a brasa!:)

     
  • At 6:53 PM, Anonymous Anonymous said…

    Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
    »

     

Post a Comment

<< Home