Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Tuesday, July 19, 2005

Descoberto planeta com três sóis...



Foi pela primeira vez descoberto um planeta gigante com três sóis. Afinal, o "mundo" onde Luke Skywalker de Star Wars nasceu, chamado Tatooine, poderá não ser apenas mera ficção.

A descoberta de um planeta com três sóis, fora do nosso sistema solar, não é, de todo, ficção científica. Mas a notícia poderá provocar alguma estranheza aos cientistas mais cépticos que consideram ser um "mundo impossível". Segundo a Nature, que cita o estudo publicado pelo cientista norte-americano Maciej Konacki, esse planeta existe. Encontra-se a uma distância de 149 anos-luz da Terra e está localizado na órbita do sistema estrelar triplo Cygnus (Cisne).

Ao longo de dez anos foram descobertos 150 planetas fora do nosso sistema solar. Porém, destes apenas 20 foram identificados em redor de sistemas estrelares binários. Esta é a primeira vez que um cientista descobre um planeta gigante com três sóis, razão pela qual a notícia está já a suscitar a curiosidade e o debate junto dos astrónomos e cientistas de todo o mundo.

A primeira astro que constituiu o trio estrelar deste mundo, conhecida como HD 188753, é ligeiramente maior que o Sol. As outras duas estrelas estão separadas da estrela principal, a uma distância praticamente similar à que existe entre o nosso astro-Rei e Saturno.
O cientista do Instituto de Tecnologia da Califórnia explicou à BBC que a formação deste "mundo gigante" permanece uma incógnita, salientando que ainda «há muito a aprender sobre a formação destes gigantes» . De qualquer forma, para já sabe-se que é do tamanho de Júpiter.
Esta descoberta só foi possível com a utilização do telescópio Keck, situado num observatório no Havai.

in: http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/3042

0 Comments:

Post a Comment

<< Home