Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Saturday, July 16, 2005

BLOGS, FLOGS e agora os VLOGS



Depois dos blogs e dos flogs, vêm aí os vlogs!


Os video blogs - weblogs onde o vídeo é o protagonista - são a mais recente tendência na internet.
De filmes caseiros sobre aniversários a programas noticiosos há de tudo para descobrir neste novo mundo.
Depois dos blogs e dos fotoblogs, a grande tendência na internet são os video blogs, páginas onde o texto e as imagens são substituídas por pequenos ficheiros de vídeo.E se o podcasting veio para transformar a rádio, os vlogs prometem democratizar e popularizar o vídeo no mundo dos três w's.
Com o aparecimento do novo formato, os bloggers, que até aqui discutiam assuntos tão diversos quanto a política do seu bairro ou os malefícios do consumo de ovos estrelados, passam a ter a possibilidade de filmar e transmitir os seus «trabalhos» na web.
Tal como acontece com o podcasting , os interessados podem inscrever-se para receber downloads de vídeo regularmente.
«Nós estamos a deixar de ser consumidores de informação e a tranformar-nos em produtores», explica Chuck Olsen, realizador e video blogger do Minnesota, à «Wired». «Entre filmar o aniversário do avô em vídeo e realizar um filme há uma distância muito curta», acrescenta.
Contudo, ao navegar pela maioria dos vlogs, a sensação que se tem é a de que o amadorismo predomina.
Entre os conteúdos disponibilizados nestas páginas, há de tudo. Há os que documentam e exibem o seu dia-a-dia; os que registam imagens suas a confeccionar especialidades culinárias, até filmes de comemorações familiares (aniversários, festas de fim de curso e afins).
O Rocketboom - um site que, todos os dias, transmite um programa noticioso irreverente - é um dos vlogs mais populares entre os aficcionados.
A classe política americana também «entrou na onda» e são já vários os autarcas que se servem do vlog para estar mais perto dos eleitores e fazer passar as suas mensagens.
«O Garfield's Video Blog aparece na mesma lista onde está a CNN ou a BBC. Somos todos iguais», explicou à Wired, Steve Garfield, que no seu vlog exibe e protagoniza, juntamente com a mulher, um reality show intitulado «The Carol and Steve Show».
Su Li Walker acredita que, tal como aconteceu com os blogs, que se tornaram numa alternativa aos meios de comunicação institucionais, os video blogs vão em breve transformar-se num meio alternativo de difundir informação.
As primeiras experiências com a difusão de vídeo na internet já têm meia dúzia de anos, mas o boom aconteceu há pouco tempo.
Prova disso é o facto de os primeiros encontros desta comunidade se terem realizado este ano, em Nova Iorque e Los Angeles.
Muitos dos encontros virtuais - que servem para trocar informação e partilhar algumas dicas - acontecem neste fórum de discussão do Yahoo.
Recentemente, Michael Sullivan, um dos moderadores deste grupo, lançou um directório de vlogs - o Vlogdir - para se manter a par das últimas novidades da «vlogoesfera».
No entanto se está a pensar aderir a este «movimento», o melhor é preparar-se para perder um par de horas com este hobbie .

in: http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/3025

0 Comments:

Post a Comment

<< Home