Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Saturday, April 29, 2006

Dia Mundial da Dança...


Se não estivesse no Algarve iria de certeza comemorar este dia na aula de Dança Indiana...é pena porque vai ser uma aula hiper animada e cheia de ritmo a nível da dança indiana e de muitas outras, mas quando regressar tenho o TPC para apresentar e assim fico na mesma a saber o que foi feito ;) ...

"Desde há pouco mais de uma década que se comemora, no nosso País, o Dia Mundial da Dança, coincidente com o nascimento do grande inovador francês do século XVIII, Jean-Georges Noverre.

Embora Portugal não prime por uma tradição, ou melhor, um gosto que ponha esta arte a um nível em que a maioria dos países a coloca (veja-se a importância do flamenco na cultura espanhola, da dança clássica na italiana e, sobretudo, na francesa que, a par da alemã e da norte-americana, também tem revelado um especial carinho e deferência para com a chamada dança contemporânea) poder-se-á dizer, com alguma propriedade, que mesmo assim, cá se vai dançando…

(...)

Por estas e muitas outras razões – às quais a pobre qualidade do ensino não está alheia – o nível da dança portuguesa ainda é baixo salvando-se, como nas outras áreas, um ou outro artista que se evidencia fruto de talentos inatos e muito pouco como produto de um contexto que já não tem a desculpa de estar fora da Europa e muito longe da rota das Américas.

Com este tipo de efeméride pretende-se, acima de tudo - no dia 29 de Abril - aumentar a sensibilização para todos os tipos de dança e para a enorme contribuição que ela pode trazer à nossa cultura e ao desenvolvimento comunitário.

Instituído em 1982, por iniciativa do Comité de Dança do Instituto Internacional do Teatro (ao que se juntaram o Conselho Internacional da Dança/ UNESCO e a Aliança Mundial da Dança), ele tem, nos últimos tempos, sido acompanhado por uma mensagem, difundida internacionalmente, da autoria de uma personalidade reconhecida no mundo da dança.

Em 2003, essa honra, coube ao nosso conhecido Mats Ek, coreógrafo sueco muito dançado na Europa e de quem o Ballet Gulbenkian possui em reportório várias obras de enorme popularidade.

Numa altura em que muita gente se interroga sobre o futuro da nossa dança - e ele passa, naturalmente, por muitas decisões e apoios a nível governamental – as palavras de Ek fazem todo o sentido e devem ressoar por, pelo menos, mais 364 dias!

“O que é a dança?” interroga-se o filho de outra coreógrafa famosa, Brigit Cullberg.

Para depois afirmar: se alguém responder a essa pergunta não é uma pessoa confiável.”

E acrescenta, “mas, de qualquer maneira, deixem-me tentar.

A dança é pensar com o corpo. E será necessário pensar com o corpo? Talvez não para sobreviver, mas sim para viver. Há tantos pensamentos que apenas podem passar pelo corpo.

Coisas como a paz poderão ser bem mais importantes que a dança, porém, precisamos da dança para celebrar a paz. E para exorcizar os demónio da guerra, tal como o fez Nijinsky.

A anarquista, Emma Goldman, talvez o tenha dito da melhor maneira: não vale a pena lutar por uma revolução que não me permita dançar.

O deus Shiva criou o universo com a sua dança. Mas a dança é o oposto de todas as pretensões divinas. A dança é uma eterna tentativa, tal como escrever na água. A dança não é a vida mas mantém vivas todas as pequenas coisas que constituem a grande coisa.”

ver +: http://www.revistadadanca.pt/dentro.htm

2 Comments:

  • At 12:21 AM, Anonymous Anonymous said…

    Curiosas essas notas finais. Eu diria que a dança é uma forma de expressão universal, não só de culturas, mas do próprio reino animal :)

     
  • At 12:24 AM, Anonymous Anonymous said…

    Mais curioso ainda é haver um dia mundial da dança :x

     

Post a Comment

<< Home