Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Monday, May 29, 2006

A TI AMIGA...


Deixo aqui este relato com o objectivo de ajudar uma amiga...

Quando alguém diz que tem uma depressão todos nos olham de lado...
Esta doença ainda é um tabu para muita gente.
Pessoas que pensam que para se estar doente tem que ser de uma coisa que se "veja" e não de coisas que não se veem...
Ignorantes é o que são...
Para a maioria das pessoas e para mim preferia mil vezes ter tido uma doença "palpável" do que uma que não se vê...acreditem que sim porque ver o olhar de que não acredita ou de quem nos chama mimados, etc mata-nos aos bocadinhos...
As pessoas pensam que tudo não passa de uma mania, de um querer dar nas vistas por parte do dito doente, etc...todos se dão ao luxo de pensar em mil e uma coisas para nos rebaixarem perante a nossa situação...
Não digo que têm de nos compreender porque isso é impossível uma vez que só por quem passa por ela é que sabe o que é mas se não conseguem ou não querem ajudar pelo menos poupem-se ao esforço de piorar as coisas.
Não tenho vergonha nenhuma em dizê-lo...tive uma grd depressão para além do esgotamento e ainda estou em tratamento e daí...estou aqui não estou...luto como toda a gente...acabei o curso...trabalho que me farto...faço desporto...saio com os amigos...rio...choro...corro...salto...enfim sou igual aos outros...ou será que sou diferente???

Secalhar até sou diferente mas pelos motivos que se seguem:

"A depressão, por estranho que pareça, pode mesmo ser uma experiência útil, uma vez que muitas pessoas saem dela renovadas e com muito mais força e determinação. As situações de vida e as relações interpessoais podem, depois de um período depressivo, ser vistas com outra clareza e poderás, assim, tomar decisões e proceder a mudanças que antes consideravas impossíveis e que evitavas a todo o custo."

É mt mais fácil acreditar que um mendigo tenha uma depressão pk no fim de contas não tem nada na vida e por isso tem mais que motivos para a ter do que acreditar-se que uma pessoa como eu por exemplo a tem...uma pessoa que tem tudo para ser feliz...mas o que posso fazer não fui eu que escolhi garanto-vos...
Afinal não acontece só aos outros...

Conselhos:
- se não acreditam que esta doença exista o melhor é nem sequer falarem disso pois a ignorância virá ao e cima...e rezem sobretudo para que nunca a cheguem a conhecer pois isso seria "cuspir para o ar e cair-vos em cima"
- se acreditam mas não sabem como ajudar o melhor é dizerem apenas que estão ali para quando precisarmos
- se querem ajudar, basta uma palavra amiga, basta um abraço...é simples não é???

Em suma FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES

2 Comments:

  • At 10:50 AM, Anonymous Anonymous said…

    Concordo plenamente com a tua amiga. Infelizmente tb já fui achacada com o mal dos novos tempos há uns dez anos atrás e vi pessoas que tinha como amigas afastarem-se como se tivesse lepra. Outras diziam-me que não valia pena socorrer-me de medicamentos que bastava vontade (como se elas soubessem). Felizmente foi uma fase complicada que passou e que me ensinou muito. Desde então sei reconhecer as fases de risco e reagir a tempo, lembrando-me sempre de evitar o que me faz mal e que é possível evitar.

     
  • At 11:04 AM, Blogger Diana said…

    Pois como te percebo...infelizmente o relato que dei é mesmo o meu relato pessoal de uma época má pela qual passei e ainda me lembro como se fosse hoje. Fiz isto não para que se soubesse porque apesar de não querer esconder (e não escondo porque não tenho vergonha de nada) não gosto de falar disso...Fi-lo por uma amiga com o intuito de a ajudar ...
    Senti na pele tudo o que disse e muito mais mas a fase má já passou.aprendi mt e estou mais forte..agora é hora de andar para a frente e ajudar que precisa se isso é possível...
    Obrigada pelo teu comentário
    ;)

     

Post a Comment

<< Home