Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Tuesday, July 19, 2005

2005 terá um segundo a mais...



Neste reveillon , além de formularmos os nossos habituais desejos teremos um bónus. O tempo que medeia a passagem de 2005 para 2006 terá um segundo a mais.

Quantas horas tem o dia?
É bom começarmos já a reformular a resposta porque, o dia 31 de Dezembro de 2005 terá mais um segundo que o habitual. O mesmo será dizer que no último dia do ano, os ponteiros do relógio vão marcar 23h59m59s, 23h59m60s ... e só depois entraremos no primeiro dia de 2006.

Pela primeira vez desde 1998, o organismo que regula o tempo cronológico, The International Earth Rotation and Reference Systems Service (IERS), procedeu à medição das variações existentes no movimento de rotação do nosso planeta e chegou à conclusão de que o seu abrandamento irá implicar um novo ajustamento. Desta feita, teremos um segundo extra nas horas.

Como se mede o tempo?
O IERS utiliza várias técnicas de medição, uma delas é o recurso à SLR, técnica de geodesia espacial que consegue medir a distância entre uma estação terrestre e um satétite, através da emissão de um sinal laser a partir de um telescópio.
Desde 1969 é possível medir a distância entre a Terra e a Lua.

Porque é que os nossos dias tendem a ser maiores?
Segundo os investigadores, desde a sua formação, o nosso planeta está a desacelerar gradualmente. O abrandamento do movimento da rotação da Terra provoca o consequente aumento da duração dos dias. Por esta razão é necessário, de vez em quando, ajustar os relógios atómicos (que medem com rigor o ritmo de rotação da Terra e a pulsação de estrelas) para sincronizá-los com a movimento do nosso planeta.
Os cientistas crêem que estas alterações têm a ver com a atmosfera, os terramotos (facto discutível junto da comunidade científica), a troca de massa de água entre os oceanos e os pólos, o ritmo das marés e a Lua.

in: http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/3048

1 Comments:

  • At 6:18 PM, Anonymous Anonymous said…

    Mesmo para quem não tem mais nada para fazer!!!!

     

Post a Comment

<< Home