Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Tuesday, November 29, 2005

"Pai Nosso" versão Damaia...


Hey brother que tás no alto
Não sejas cota não sejas ralha
Aceita no teu reino a maralha
Tas a ouvir Man? Yo
Dá-nos os morfes do dia a dia
Desculpa lá qualquer coisinha
Qu'a gente perdoa-lhes também
Livra-nos do mal, livra-nos da bófia
Tu tens o power
Tu tens a glory
Agora Man
Para sempre Man
Fica cool
Tasse bem
Yo

Tuesday, November 22, 2005

Estudo reforça ideia de que a paternidade civiliza o homem...


Um estudo agora publicado na revista «Proceedings B» revela que a paternidade reduz significativamente os níveis de testosterona no homem.

Uma investigação realizada nos EUA já tinha provado que os níveis de testosterona eram mais elevados em homens que ainda procuravam o seu par (relacionando-se com os esforços empreendidos na conquista amorosa e com a competição masculina) do que em homens casados, com filhos (factor associado ao instinto de protecção).
Investigadores americanos, da Universidade Charles Drew, em Los Angeles, de Harvard e da Universidade do Nevada decidiram repetir a experiência na China, para verificar se noutras culturas o resultado era semelhante. A investigação permitiu verificar que os comportamentos dos homens chineses e americanos são, neste aspecto, bastante semelhantes. O estudo foi agora publicado na revista científica ««Proceedings of the Royal Society (Series B)»».

Para chegar a essa conclusão, os investigadores recrutaram 126 habitantes de Pequim, com idades compreendidas entre os 21 e 38 anos, que responderam a um questionário. Estes forneceram ainda amostras de saliva, de manhã e à noite, que foram analisadas para medir os seus níveis de testosterona.

A experiência permitiu verificar que os 66 solteiros tinham níveis da hormona masculina ligeiramente mais elevados do que os 30 que eram casados, embora a diferença não fosse significativa.
Já os 30 homens casados e com filhos exibiram níveis de testosterona substancialmente mais baixos, quando comparados com os dos outros dois grupos (solteiros e casados sem filhos).
Em relação aos pais, verificou-se que não existiam grandes variações entre aqueles que tinham crianças com menos de 4 anos e os que tinham filhos mais crescidos.

Estes dados permitiram reforçar a ideia de que os níveis hormonais se modificam, de acordo com o contexto emocional e familiar do homem.
Segundo um especialista britânico, citado pela BBC, esta redução foi a forma encontrada pela natureza para assegurar que os homens se comportam de uma forma mais «civilizada», pelo menos durante um curto período de tempo, travando comportamentos agressivos que poderiam pôr em risco a educação da criança.

Nick Neave, psicólogo da Universidade de Northumbria, também não se mostrou surpreendido com os resultados.
«Existem obviamente factores culturais relacionados com a paternidade, mas nós pertencemos a uma espécie animal, e não estamos assim tão distantes dos animais - embora gostemos de pensar que sim» - explicou à BBC.
A redução dos níveis hormonais permite que o homem fique por perto e ajude a tomar conta do filho, frisou. Apesar disso, lembrou que o factor idade também deve ser tido em consideração, já que é normal que os níveis de testosterona sejam mais elevados em homens mais jovens.

in CIBÉRIA
ver + :
http://ciberia.aeiou.pt/?st=3812

Monday, November 21, 2005

Jantar do DCOM...


Na quinta-feira passada (17/05/2005) houve um jantar do Dept. Comercial do AEIOU (DCOM).
Fomos ao Barcarola provar as francesinhas...à borlix (oferta da empresa).
Aqui ficam algumas fotos:
(da esq. para a drt.)



Um por todos e... cada um por si lol

Cris.Vaz - a designer
Valéria - a recém - mãmã

Fabi - a patroinha
Cris. Vaz - a designer (again)

Walkiria - a futura mãmã
Sandra - a futura futura...

Geraldina - a big boss
Armando - o big boss


Friday, November 18, 2005

Uma só voz...


No seguimento do texto que coloquei ontem, deixaram-me este poema/música.
Quero deixar bem claro que só o coloquei porque acho os textos do Miguel Esteves Cardoso engraçados e não porque o Norte é melhor que o resto do País.
Relativamente ao texto acho apenas que existe uma magia diferente nas "gentes" nortenhas e na sua maneira de pensar e de viver...mas também sou do Norte e vivo com estas "gentes"... não conheço a realidade dos outros lugares... Só pode falar quem as conhece...
Mas o importante seria que cantassemos a uma só voz.

"Dizem no norte: os do norte é que são bons
dizem no sul: os do sul é que são bons
dizem no campo: nós é que somos os bons
dizem na cidade: nós é que somos os bons
bem, para isto não ficar
numa canção em dois tons
vou tentar abreviar
somos todos muito bons! (...)

Gente do sul, gente do norte
gente que quer sais do nada
há uma classe exploradora
e há uma outra que é explorada.

Gente do campo, gente da cidade
gente que quer sais do nada
há uma classe exploradora
e há uma outra que é explorada.(...)

Quem é que explora toda esta rivalidade
quem tem nas mãos, sul, norte, campo, cidade
quem é que puxa
os cordelinhos da gente
nos põe na boca uma chucha
e nos empurra para a frente.

A pôr fronteiras entre Minhos e Sados
ainda acabamos todos encurralados
a fazer manguitos
ao irmão do outro lado
e a gritar: estamos quites
lixaste-me e estás lixado. (...)"

Sérgio Godinho

Thursday, November 17, 2005

Ode ao Norte...


Encontrei este texto...
Quero partilhá-lo convosco...
Enfim, sou do NORTE...

"(...)No norte a comida é melhor. O vinho é melhor. O serviço é melhor. Os preços são mais baixos. Não é difícil entrar ao calhas numa taberna, comer muito bem e pagar uma ninharia. Estas são as verdades do Norte de Portugal. Mas há uma verdade maior. É que só o Norte existe. As partes mais bonitas de Portugal, o Alentejo, os Açores, a Madeira, Lisboa, et caetera, existem sozinhas. O Sul é solto. Não se junta. Não se diz que é do Sul como se diz que é do Norte. No Norte dizem-se e orgulham-se de se dizer nortenhos. Quem é que se identifica como sulista? No Norte, as pessoas falam mais no Norte do que todos os portugueses juntos falam de Portugal inteiro.
(...)No Norte, Portugal tira de si a sua ideia e ganha corpo. Está muito estragado, mas é um estragado português, semi-arrependido, como quem não quer a coisa. O Norte cheira a dinheiro e a alecrim. O asseio não é asséptico – cheira a cunhas, a conhecimentos e arranjinho. Tem esse defeito e essa verdade.
(...)O Norte é a nossa verdade. Ao princípio irritava-me que todos os nortenhos tivessem tanto orgulho no Norte, porque me parecia que o orgulho era aleatório. Gostavam do Norte só porque era do Norte. Assim também eu. Ansiava por encontrar um nortenho que preferisse Coimbra ou Algarve, da maneira que eu, lisboeta, prefiro o Norte. Afinal, Portugal é um caso muito sério e compete a cada português escolher, de cabeça fria e cabeça quente, os seus pedaços e pormenores.Depois percebi. Os nortenhos, antes de nascer, já escolheram. Já nascem escolhidos. Não escolhem a terra onde nascem, seja Ponte de Lima ou Amarante, e apesar de as defenderem acerrimamente, põem acima dessas terras a terra maior que é o “O Norte”. Defendem o Norte em Portugal como os portugueses haviam de defender Portugal no mundo.Este sacrifício colectivo, em que cada um adia a sua pertença particular – o nome da sua terrinha – para poder pertencer a uma terra maior, é comovente. No Porto dizem que as pessoas de Viana são melhores do que as do Porto. Em Viana, dizem que as festas de Viana não são tão autênticas como as de Ponte de Lima. Em Ponte de Lima dizem que a vila de Amarante ainda é mais bonita.
O Norte não tem nome próprio. Se o tem não o diz. Quem sabe se é mais Minho ou Trás-os Montes, se é litoral ou interior, português ou galego? Parece vago. Mas não é. Basta olhar para aquelas caras e para aquelas casas, para as árvores, para os muros, ouvir aquelas vozes, sentir aquelas mãos em cima de nós, com a terra a tremer de tanto tambor e o céu em fogo para adivinhar.
O nome do Norte é Portugal. Portugal, com nome de terra, como nome de nós todos, é um nome do Norte. Não é só o nome do Porto. É a maneira que têm de dizer “Portugal” e “Portugueses”. No Norte dizem-no a toda a hora, com a maior das naturalidades. Sem complexos e sem patrioteirismos. Como se fosse só um nome. Como “Norte”. Como se fosse assim que chamassem uns pelos os outros. Porque é que não é assim que nos chamamos todos?"

in "Norte, Nome de Portugal", Miguel Esteves Cardoso, Revista Capa K, Novembro 1990

Wednesday, November 16, 2005

...


Aviso:
Ando sem vontade para escrever!
Fiquem bem ;)


Friday, November 11, 2005

A perder ou não (para variar)...


...Passos Manuel

Continua a Festa do Cinema Australiano, uma produção FANTASPORTO/PASSOS MANUEL, até 11.11.2005, começando a Festa do Cinema Sul-Coreano a 12.11.2005 ás 18 e 21,45 h.

Quinta, 10.11.2005

Auditório – Vídeo - A Paz é Possível – Burt Wolf entrevista Prem Rawat – 22 h.
Entrada livre

Foyer – Dj Pedro Santos - 23,30 h.

Sexta, 11.11.2005

Dois PASSOS de dança (Dj.)

Sábado,12.11.2005

FRESH’ N’ UP c/ Pedro Tenreiro + Zé Salvador


PASSOS MANUEL [Cinema/ Bar-Concerto]

Rua Passos Manuel, 137, 4000-385 Porto | T 22 205 83 51

Aberto de Domingo a Quinta das 17:30 às 02:00 e Sextas e Sábados das 22:00 às 04:00 [www.passosmanuel.net ]

Wednesday, November 09, 2005

Dia atchim...


Amigos, colegas e afins:

Hoje estou muito atchim...
Doi-me a cabeça...
Doi-me o corpo...

Só me apetece tar na caminha...
A comer uma sopinha quentinha...
E para sobremesa uma manga...

Bem o dia também passa rápido...
Vou para casa quando sair...
Vou jantar (caldo verde e 1a manga)
Vou a casa da Helena um bocadinho...
E no fim...
Pipi cama...

Amanhã espero estar melhor...
Para por aqui qualquer coisa de jeito...
Qualquer coisa menos chata...
Beijinho a todos...

Tuesday, November 08, 2005

Festaaaaaa...


Algumas fotografias da festa de aniversário da Sandra
(a chefe do departamento comercial dou outro lado, porque deste é a Fabíola lololo)

Aqui vai:

A famosa, a magnífica, a imbatível equipa do Comercial do AEIOU
da esq. para a drt. & de baixo para cima
Walkiria - a grávida
Sandra - a mais velha um ano
Fabiola - a patroinha
Diana - a cassula (troçam cmg mas adoram-me)
Valéria - a mãe (do Pedrinho)

Eu e Patroinha, muito bonitinhas
(desta vez o decote é dela)

Valéria e Sandrinha
(bota amarelo no sorriso - sim o papo estava mt bom né???)

A Walkiria, a Sandrinha e a Fabíola
(muito bem walzinha, a futura mãe de família, é Inverno, nada de decotes malucos)


Friday, November 04, 2005

No Passos...


...Manuel

É já no Sábado, dia 5 de Novembro, que começa a FESTA DO CINEMA AUSTRALIANO, em colaboração com o FANTASPORTO, com o Filme NED KELLY de Gregor Jordan, ás 18 e 21,45 h.

( a sessão das 18 h. será antecedida por uma prova de vinho Australiano )

Sexta, 04.11

2 Concertos Auditório FISH AND SHEPP + TROPA MACACA - 23,30 h. 5 Euros

Dj. Clube dois PASSOS de dança - 23,30 h.

Sábado, 05.11

STRAWBERRY FORCE FIELDS FOREVER (Dj.)


PASSOS MANUEL
[Cinema/ Bar-Concerto]

Rua Passos Manuel, 137, 4000-385 Porto | T 22 205 83 51

Aberto de Domingo a Quinta das 17:30 às 02:00 e Sextas e Sábados das 22:00 às 04:00 [www.passosmanuel.net ]

Thursday, November 03, 2005

A não perder este fim de semana...


MUNDO MIX PT

O QUE É?

O Mundo Mix PT é um projecto de divulgação de Novos Talentos nas áreas da cultura, moda, música, artes e multimédia, que pretende facilitar a estes talentos a comercialização das suas obras. É um evento original que abre espaço a novos produtos, novas marcas e novos comportamentos de uma geração em busca de identidade própria.

O projecto visa apoiar, acima de tudo, o trabalho de jovens estilistas, designers, artistas, músicos, actores e outras áreas criativas de interesse para o grande público. Por acreditar na capacidade dos jovens talentos nacionais, o Projecto Mundo Mix PT dá as ferramentas necessárias para que o criador possa ter um espaço de qualidade reconhecida, para expor e lançar ao mundo sua criação. Seja ela a moda, a música, a arte, etc.


MUNDO MIX PT
Edifício da Alfândega

Novembro

5sáb e 6dom
das 15h às 24h
Entrada Gratuita