Make the difference!

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama

Thursday, January 04, 2007

Sem comentarios I ...

"Emagrecer, nem que isso me mate

Há sites e comunidades virtuais pró-anorexia e bulimia. Ensinam truques para perder o apetite, provocar o vómito e enganar a família. Jovens em desespero pedem ajuda para emagrecer mais e chegar «à perfeição»

Tratam-se por annas e mias e têm um objectivo em comum: emagrecer. Não consideram a anorexia e a bulimia como doenças, mas sim como um estilo de vida, embora, muitas vezes, esses comportamentos as levem à morte.

A coberto do anonimato, rapazes e raparigas, alguns com apenas 13 anos de idade, juntam-se em comunidades virtuais e partilham experiências, truques para perder o apetite, provocar o vómito, enganar os familiares e amigos e de como suportar ficar dias sem comer. «Ajudem-me, por favor. Tenho 1.60m de altura e 49 quilos. Quero 37 quilos!!!! Preciso de ajuda!». Este apelo desesperado é um exemplo dos muitos que circulam nestes sites.

Thayrinne Machado Brotto, a jovem brasileira que morreu este domingo na sequência de uma bulimia, participava em algumas destas comunidades virtuais e na sua página pessoal anunciava reuniões de Annas e Mias, que se realizavam todas as noites através do Messenger.
Com uma simples pesquisa na internet foi possível encontrar vários desses sites. A maioria direccionada para raparigas, mas também há alguns para rapazes. São sobretudo páginas espanholas e brasileiras, mas há portugueses que os frequentam e também começam a surgir sites pró-anorexia e pró-bulimia em Portugal.

Fotografias de mulheres magras, sobretudo manequins e actrizes, não faltam. Kate Moss e Victoria Beckham são as maiores «inspirações». Estes são os modelos a seguir, os objectivos de vida das autoras dos sites. Também não faltam imagens de mulheres excessivamente gordas, o pior pesadelo das annas e das mias.

Aliás, colar fotos de pessoas muito magras e muito gordas no frigorífico e no espelho é um dos conselhos dados para manter a força de vontade e aguentar as privações e sofrimentos da anorexia e da bulimia. «Lembra-te do objectivo final: ser magra. Ninguém vai gostar de ti se fores uma vaca gorda», diz um dos sites.

Jogar com a baixa auto-estima das pessoas com distúrbios alimentares é aliás uma das armas destes sites. «Se emagreceres vais poder ver os teus lindos, lindos ossos», «as modelos que todos admiram são lindas, a imagem falada da perfeição. Elas são gordas? Não!», «pessoas gordas atraem pessoas gordas. Queres que porcos gostem de ti porque és igual a eles?», «as pessoas gordas são enormes, mas mesmo assim, as pessoas olham para elas como se não existissem. Já viste alguém não reparar em um esqueleto ambulante?».

Sugestões de dietas também não faltam. Além da contagem criteriosa das calorias, é possível encontrar planos alimentares em que as refeições principais são um iogurte light ou um tomate. E as dietas no food, em que o objectivo é ficar o máximo de dias sem comer nada. E há até quem faça concursos nos sites, a ver quem aguenta mais dias sem comida.

E depois há o incentivo. Em momentos em que a força de vontade os abandona, encontram nestas comunidades alguém que lhes recorda as vantagens de estar magro e de como «a comida não serve para nada, a prova é que se transforma em dejectos». «A anna e a mia são as tuas melhores amigas. Não te traem como a comida», afirmam."

Por: Sara Marques

in: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=757749&div_id=291

1 Comments:

  • At 2:49 PM, Anonymous Anonymous said…

    Comentar este tipo de notícias é complicado. Quando tive conhecimento desta noticia na net, roeu-me a curiosidade e foi a um site pro-anorexia... Já coisas muito más na net, mas confesso que não consegui ler a página até ao fim... é mau demais ver ao ponto que um ser humano pode chegar, arrepia só de ler, e o problema é que esta situação está em crescendo na sociedade, e com a massificação da informação não sei o que por aí virá no futuro... Tenho medo!!

     

Post a Comment

<< Home